• Portal Vale dos Pireneus

Retomada das aulas presenciais

As aulas presenciais serão retomadas quando houver redução das mortes por covid-19 em 15% e a ocupação de UTI's estiverem na margem de 75%


Alunos, professores vão esperar mais para retomar as atividades presenciais em sala no Estado de Goiás. Pode não haver essa previsão do tempo. O retorno do contato físico no ambiente escolar continua suspenso por recomendação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o Enfrentamento ao coronavírus em Goiás, após reunião nesta quarta-feira (19) com representantes das unidades de ensino, professores, escolas, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e dos Ministérios Público Federal e Estadual.


O retorno presencial, no entanto, será reavaliado pelos membros do COE em todas as reuniões semanais. No entanto, a liberação depende de uma queda sustentada de 15% nos registros de óbitos por pelo menos quatro semanas consecutivas, e da manutenção da taxa de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) menor ou igual a 75% no mesmo período.


Na quarta-feira, a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública de saúde era de 80,7%, ante 85,6% em Goiânia. Em uma semana, Goiás registrou mais de 12.000 casos confirmados de Covid-19. No mesmo período, a doença causou 262 mortes. De acordo com um anúncio divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta, o estado tem 109.560 registros e 2.475 mortes por coronavírus desde o início da pandemia.


Esses critérios de avaliação foram divulgados pelo COE esta tarde. O COE está estudando um documento com uma série de acordos de saúde propostos pelo representante da educação, alvo, inclusive, de críticas do setor privado, que defende a retomada das aulas presenciais em cidades com situação controlada do cenário epidemiológico.


A indagação pela demora em autorizar a adoção dos protocolos parte do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás (Sinepe), Ademar Amorim. Ele sustenta que outras atividades comerciais com risco de contágio pelo coronavírus superiores ao ambiente escolar, como bares, restaurantes e setor turístico e hoteleiro.





SIGA A GENTE EM NOSSO INSTAGRAM:

@portalvaledospireneus

Quer ser um parceiro do nosso portal?

entre em contato conosco via e-mail:

portalvaledospireneus@gmail.com






108 visualizações0 comentário