• Portal Vale dos Pireneus

Receita Federal libera consulta à 4º lote da restituição

O crédito bancário totaliza o valor de 5,7 bilhões para mais de 4 milhões de contribuintes



A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (24) a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. O crédito bancário para 4.479.172 contribuintes será realizado no dia 31 de agosto, no valor total de de R$ 5,7 bilhões. A remessa inclui aqueles que entregaram a declaração até 19 de junho de 2020.


Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal. No Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.


Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IR e situação cadastral no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.


O depósito da restituição é feito na conta indicada pelo contribuinte. Quando o valor consta como "creditado" no site de consultas, mas não aparece nos extratos do declarante, ele deve procurar o Banco do Brasil (BB), instituição financeira que gerencia os pagamentos do IR. Essa situação, segundo a Receita, geralmente ocorre quando há equívocos no preenchimento dos formulários da declaração.


O contato com o BB pode ser feito pessoalmente, em qualquer agência, ou por meio da Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).





SIGA NOSSO INSTAGRAM:

@portalvaledospireneus

Quer ser um parceiro do nosso portal?

entre em contato conosco via e-mail:

portalvaledospireneus@gmail.com






3 visualizações0 comentário