• Portal Vale dos Pireneus

Na luta contra o câncer de pele

Atualizado: 22 de jul. de 2020

O médico Dr. José Machado, presidente da Associação Médica de Goianésia junto ao Centro Médico Harmony, apresenta o projeto "Na Luta Contra o Câncer de Pele"



O projeto destina-se a oferecer informações aos pacientes de toda a comunidade de Goianésia e região sobre o câncer de pele, suas manifestações, identificação, diagnóstico, tratamentos e prevenção, além de oferecer gratuitamente, avaliações médicas a algumas pessoas menos favorecidas e que necessitam de uma investigação mais detalhada de alguma lesão de pele.





A campanha ocorre de 01/07/2020 á 31/07/2020, no Centro Médico Harmony, e estão sendo agendadas 100 consultas médicas para idosos a partir de 60 anos.


Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (62) 3353-4529 ou (62) 98479-3919.


O que é o câncer de pele

Câncer de pele é um tumor que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol.




Tipos de câncer de pele


O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas:

  • câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;

  • câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.

 Procure sempre um médico especializado se perceber qualquer sintoma.



Fatores de risco do câncer de pele

Qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele, mas aquelas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores, são mais sensíveis ao sol. O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos.


É considerado raro em crianças e pessoas negras, exceto pessoas com essas características que tenham algum outro tipo de problema cutâneo. 


Apesar desse índice, a média da idade vem diminuindo com o passar dos anos, tendo em vista que pessoas jovens têm se exposto constantemente aos raios solares.


Como identificar o câncer de pele

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.

  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.

  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se não tratado adequadamente, pode destruir essas estruturas.

Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente o profissional de saúde especialista para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. 




Como prevenir o câncer de pele

A principal recomendação para a prevenção do câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos (entre 10h e 16h), bem como utilizar óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol.


Atualmente, estão disponíveis no mercado roupas e acessórios com proteção UV, que dão maior proteção contra os raios solares. Em caso de exposição solar necessária, principalmente em torno do meio-dia, recomenda-se a procura por áreas cobertas que forneçam sombra, como embaixo de árvores, marquises e toldos, com o objetivo de minimizar os efeitos da radiação solar.


O uso de filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou mais é fundamental, principalmente quando a exposição ao sol é inevitável. O filtro solar deve ser aplicado corretamente, uma vez que o real fator de proteção desses produtos varia com a espessura da camada de creme aplicada, a frequência da aplicação, a perspiração e a exposição à água. De mesmo modo, deve ser utilizado também o protetor labial.


Recomendações especiais devem ser direcionadas aos bebês e às crianças, por ser, a infância, o período da vida mais suscetível aos efeitos danosos da radiação UV que se manifestam mais tardiamente na fase adulta.


Nas atividades ocupacionais, pode ser necessário reformular as jornadas de trabalho ou a organização das tarefas desenvolvidas ao longo do dia.




Centro Médico Harmony

Dr.José Machado

Dr.William Faria

Dr.Jackeline






SIGA A GENTE EM NOSSO INSTAGRAM:

@portalvaledospireneus





Quer ser um parceiro do nosso portal?

entre em contato conosco via e-mail:

portalvaledospireneus@gmail.com

228 visualizações0 comentário