• Portal Vale dos Pireneus

A Polícia Militar do Estado de Goiás completa hoje(28), 162 anos

PARABÉNS, POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS: 162 ANOS DE LUTA E DEDICAÇÃO



Em 28 de julho de 1858, o Dr. Januário da Gama Cerqueira, presidente da "Província de Goyaz" na época, aprovou a Resolução 13 e estabeleceu a Força Policial de Goyaz, cujas atividades eram limitadas à capital da província Vila Boa, Arraial e Palma. A equipe inicial incluiu: 0 tenente (João Pereira de Abreu), 02 Alferes (Aquiles Cardoso de Almeida e Antonio Xavier Nunes da Silva), 02 sargentos, 1 Furriel e 41 praças.


Os integrantes da primeira força policial do estado de Goiás eram civis contratados, não usavam armas, mas apenas cassetetes. Em 1865, o exército goiano participou da Guerra do Paraguai fornecendo suprimentos ao exército. O capitão João Fleury Alves de Amorim foi o primeiro comandante da polícia de Goiás, sido foi nomeado em 1884. O primeiro quartel militar foi comprado na cidade histórica de Goiás em 1863, ocupava uma área de 724 metros quadrados e foi a sede da organização até 1936. Atualmente, o Sexto Batalhão de Polícia Militar opera na mesma área.


Um marco importante na primeira metade do século XX foi a transferência da capital para Goiânia. Em novembro de 1935, o efetivo da 2ª Companhia Isolada foi enviado à nova capital, dando origem ao 1º Batalhão de Infantaria, atualmente denominado Batalhão Anhanguera. A partir da instalação desta unidade pioneira surgiram diversos quartéis e também a primeira escola de formação de praças.


Em 1938 é criado o Comando Geral da corporação sendo nomeado o Major Arnaldo de Morais Sarmento para a função de Comandante Geral. Desde a sua criação, a instituição adotou uma variedade de métodos de nomeação, incluindo: Força Policial de Goyaz; Companhia Policial de Goyaz; Batalhão de Policia de Goyaz; até que em 1º de julho de 1935, estabeleceu-se a denominação que prevalece até hoje: Polícia Militar de Goiás.


Ao longo de sua existência, a polícia militar de Goiás estabeleceu várias unidades operacionais na capital e interior, que se expandiram significativamente e se tornaram um verdadeiro patrimônio do povo goiano. Nossa visão para o futuro se reflete na adaptação contínua das práticas da polícia militar à realidade e às necessidades sociais que o país, mais especificamente, o estado de Goiás está enfrentando.



Portanto, o PMGO investe em patrulhas contínuas de suas forças, na modernização de seus métodos de atuação, na compra de equipamentos e na implementação de estratégias focadas na operacionalidade e proximidade com os cidadãos.

Mesmo com o pensamento voltado para a constante modernização, a Polícia Militar preserva as tradições e valores que a caracterizam: profissionalismo, confiabilidade, disciplina, hierarquia, honestidade, respeito e legalidade.



Nosso maior patrimônio é a confiança das pessoas as quais servimos que resulta de um trabalho intenso voltado a preservação da segurança pública e a proteção da cidadania. A cada dia, a PMGO reconstrói sua história, aprimorado seu presente e planejado seu futuro, tendo como alicerce fundamental o trabalho digno, devotado e altaneiro dos milhares de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao bem-estar de todos e que por isso, são motivos de orgulho para a sociedade goiana.

Polícia Militar de Goiás: patrimônio dos goianos!




SIGA A GENTE EM NOSSO INSTAGRAM:

@portalvaledospireneus




Quer ser um parceiro do nosso portal? entre em contato conosco via e-mail: portalvaledospireneus@gmail.com

202 visualizações0 comentário